SEMANA SANTA

quinta-feira, 5 de abril de 2012



ARQUIDIOCESE DE NATAL
ÁREA PASTORAL DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
ESPÍRITO SANTO/RN





SEMANA SANTA


De 01 a 08 de abril de 2012



“Cada Semana Santa é uma oportunidade de revivermos o amor de Deus por nós e para que continuemos no caminho da conversão.”



CONVITE



Padre Marcelo de Araújo Cunha           Caríssimos irmãos e irmãs, com entusiasmo, fé e devoção celebraremos mais uma “Semana Santa”. Durante as cinco semanas da Quaresma fomos convidados a preparar os nossos corações através da oração, penitência e caridade. Agora, com toda Igreja, daremos início a celebração da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo; reviveremos o mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição pela vida do mundo e salvação dos homens. Durante essa Semana, que é Santa, nós seguiremos os passos de Cristo Jesus, nosso Salvador, para que, junto à sua Cruz possamos participar de sua Ressurreição e de sua Vida.
         Que a Virgem dolorosa, senhora da Piedade, nos ajude a compreender o significado do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor, através do altar da Cruz.
       Desejo a todos uma feliz Semana Santa e uma Páscoa repleta das luzes e graças do Cristo Ressuscitado.
            Que Deus nos abençoe pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade!




BOA SEMANA SANTA!




Pe. Marcelo de Araújo Cunha
(Vigário da Área Pastoral)





PROGRAMAÇÃO


04/04 – QUARTA FEIRA SANTA
19h: Celebração do “Ofício das Trevas” na Matriz


“TRÍDUO PASCAL”

05/04 – QUINTA FEIRA SANTA

17h30min: Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

(Após a Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento)


06/04 – SEXTA FEIRA SANTA

(Dia de Jejum e Abstinência de carne)

15h: Via Sacra encenada saindo da praça no Alto São José

16h30min: Celebração da Paixão do Senhor na Matriz

(Após a celebração da Paixão, a Igreja guarda o silêncio até a Vigília Pascal)


07/04 – SÁBADO SANTO

22h: Celebração da Vigília Pascal na Matriz

(Cada fiel deverá levar uma vela e água para ser abençoada)


08/04 – DOMINGO DE PÁSCOA

19h: Santa Missa da Ressurreição do Senhor na Matriz


“Ser cristão não é ver em Jesus apenas o mestre, mas ver nele o Deus encarnado que nos proporcionou a eternidade pela ressurreição.”




FELIZ PÁSCOA!


DOMINGO DE RAMOS: inicia-se a “grande semana”. Neste dia fazemos memória do Cristo que entrou em Jerusalém, sua cidade, a fim de sofrer a Paixão.

QUINTA FEIRA SANTA: inicia-se o Tríduo Pascal. Celebramos a Santa Ceia na qual o Senhor se entregou por nós. Esta noite, nós também sentamos à mesa com o Senhor, onde ele estabelece conosco uma aliança e nos ensina o verdadeiro sentido do amor: dar a vida pelos outros! Celebramos, ainda, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO: neste dia em que Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado, a Igreja contempla a paixão do Senhor Jesus, adora a cruz e comemora o próprio nascimento do lado de Cristo. O Senhor Jesus se entrega nas mãos do Pai. Em profundo silêncio, escutamos os relatos da entrega do Senhor, que, pela morte de cruz, se tronou causa de salvação; contemplamos a cruz, o lenho que trouxe a salvação a todos, e comungamos do seu Corpo doado para vida do mundo.

SÁBADO SANTO: celebramos a noite santa em que Cristo Jesus passou da morte à vida. A Igreja convida os seus filhos a se reunirem em vigília e oração, pois se trata da principal celebração do ano. Está é a noite de alegria verdadeira, pois o Cristo, ressurgindo, nos trouxe a luz.

DOMINGO DA PÁSCOA: celebramos a Ressurreição do Senhor. Este é o dia que o Senhor fez para nós! É o grande dia! A vida reinou! Proclamamos o Mistério da nossa fé: anunciamos a morte do Senhor, proclamamos sua ressurreição e aguardamos sua vinda definitiva.




“Ser Dizimista é uma questão de Fé!”


SEJA FIEL À SUA IGREJA, SEJA DIZIMISTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário