Rock, Fé e Bote Fé

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Por Gilson Dionizio da S. Júnior 

@Junior_Dionizio


Antes de tudo gostaria de destacar que só quero pôr em questão o caráter evangelizador dos shows do Bote Fé Natal e não colocar ninguém contra o evento e/ou a Jornada Mundial da Juventude (esse papel é da Record), muito pelo contrário também faço parte da “Juventud Del Papa”. 

Ontem (30/12) aconteceu uma troca de tweets não muito agradáveis entre o Pe. Sávio, assessor nacional do Setor Juventude – CNBB, e o Tchelão, atual vocalista da banda The Flanders, sobre o Bote Fé Natal, evento no qual será gravado um DVD da peregrinação da cruz e do ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, o que despertou muitos questionamentos sobre o evento. 

Tchelão manifestou em seu Twitter suas indagações sobre as atrações musicais do evento, que algumas de fato não correspondem muito bem a um evento destinado à juventude. O Pe. Sávio respondeu todas as dúvidas, mas certo tweet deu um caráter mais polêmico e reflexivo ao diálogo, no qual o Pe. Sávio respondeu, sem pretensões : “@tchelao01 Amigo, vcs estão representados pela Banda Rosa de Saron. Grande abraço! Deus o abençoe!” gerando desconforto em Tchelão e questionamentos em alguns. Assim que li o “tweet bombástico” me questionei: “Que desculpa esfarrapada, há atrações muito parecidas. Não bastava um padre cantor representando os outros, uma cantora vocal, um grupo vocal ...” 

Tchelão não quer ser representado pelo Rosa de Saron, banda fundada por ele, pois o Rosa não é mais um grupo de ROCK, mas sim de rock, isso mesmo com letra minúscula e todos os distanciamentos merecidos (Quem conhece o Rosa sabe que há um abismo entre a sonoridade do “Casa de Espelhos” e o “Horizonte Distante”. PS: Se conhece do acústico até os dias de hoje não comente sem conhecer as raízes.), e acho justo. A “Família Rosariana” (Que muitos só devem conhecer os DVDs) metralharam Tchelão com comentários nada rosarianos, muito menos cristãos. 

Você Deve estar se perguntando: “Onde você quer chegar com isso, Junior ?”, bem eu quero chegar nos interesses. Toda essa confusão me fez ver e perceber que algumas pessoas em nossa Igreja estão deixando o principal de lado, que é JESUS, e essa era a real preocupação de Tchelão. É preciso conhecer a Deus de acordo com a realidade de cada um, não adianta dialogar com alguém analfabeto utilizando um vocabulário refinado, não é mesmo ?! Somos jovens e carecemos de uma evangelização JOVEM, precisamos conhecer Jesus tal qual Ele é, de acordo com a nossa realidade de JOVENS. Essa é a proposta do Bote Fé e da JMJ. 

Para mim o Bote Fé Natal é muito mais que a gravação de um DVD (isso deveria ser apenas um detalhe), mais que um evento qualquer é uma MANIFESTAÇÃO JOVEM da Fé Católica. Eu quero ser TRANSFORMADO PELO Bote Fé, mas na minha realidade de jovem, simples na fé e de coração, e não com MISSIONÁRIOS que tem sua evangelização voltada para os maduros na fé, por exemplo, Pe. Antônio Maria, Pe. Fábio de Melo, entre outro que estão na programação. Quero conhecer Jesus através de canções simples que remetem a minha realidade de jovem cristão, responsável por um mundo melhor, chamado a viver EM [SANTIDADE]. 

Eu quero saber QUEM É ESSE DEUS que me ama incondicionalmente, que sabe O QUE SE PASSA COMIGO, que SEMPRE está ao meu lado, que escuta minha ORAÇÃO SIMPLES, que faz minha IMAGEM ser DISTORCIDA para o mundo, sendo sinal de contradição assim como Ele é. Que me faça ser um SOLDADO PRA BATALHA, que me encoraja a CORRER ATRÁS do meus sonhos , que me faça perceber que SOU JOVEM, mas sou mensageiro. (Os fortes entenderam a caixa alta rsrs.) 

Eu quero sair do Bote Fé Natal sendo um jovem novo e não um espectador atendendo a intere$es de gravadora e privados (se é que vocês me entendem). Mesmo com todas essas dúvidas sobre o evento, eu irei, pois a cruz e o ícone são preciosos para mim, esse é o meu real interesse. Que a EVANGELIZAÇÃO esteja em 1º lugar sempre.

 #PAZeBEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário