Catedral de Natal passará por reforma urbanística
quarta-feira, 15 de julho de 2009
A poucos meses de comemorar seu centenário, que acontece em dezembro deste ano, a Arquidiocese recebeu apoio da Prefeitura de Natal para o projeto que visa realizar uma reforma urbanística na sua Catedral. O objetivo é fazer com que o templo religioso esteja com uma nova imagem paisagística até novembro, pronto para as festividades que prometem marcar a data.
A garantia em realizar o projeto foi confirmada pela prefeita Micarla de Sousa, que se reuniu com o arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício, e uma comissão formada por membros da igreja católica, na manhã desta terça-feira (14). Também estiveram presentes no encontro o deputado estadual José Dias e o Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, que recebeu, ainda durante a reunião, a autorização da prefeita para iniciar as obras.
“Nós já temos um projeto em andamento na Eletrobrás para iluminação pública e vamos realizar este da Catedral. Nós não queremos fazer uma coisa qualquer, queremos fazer algo que fique para sempre”, enfatizou a prefeita Micarla de Sousa.
Para o arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício, a autorização municipal para o projeto foi, literalmente, um presente, já que comemorou nessa segunda-feira (13) 46 anos de ordenamento. “Estamos preparando uma grande festa para o centenário da Diocese. Para isso, a nossa maior igreja, a Catedral precisa de uma melhor imagem, precisa estar sorrindo para Natal. Por isso viemos atrás desse projeto urbanístico e de iluminação e conseguimos”, celebrou.
Turismo religioso
Durante o encontro, a prefeita Micarla de Sousa ainda discutiu com os representantes da Arquidiocese a possibilidade de ser desenvolvido em Natal um roteiro turístico religioso. Para isso, foram discutidas ainda melhorias na área onde está localizada a Pedra do Rosário e na praça Padre João Maria, além da construção da praça dos Mártires, que ficará localizada em frente a Basílica de mesmo nome, que será inaugurada em outubro, no bairro de Nazaré.
O próprio arcebispo Dom Matias sugeriu a possibilidade de ser feita uma ligação entre os monumentos religiosos natalenses, possibilitando assim a maior atração de turistas para este fim. “Hoje, 150 mil pessoas são empregadas diretamente no turismo, 70% do nosso PIB vem daí. Então, se a Arquidiocese se preocupa com isso, está se preocupando também com desenvolvimento social da cidade”, elogiou a prefeita.
Fonte: Redação Diario de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário